Astrologia Cigana
Os ciganos, como todos os povos da terra, amam a Deus. E através da observação das estrelas criaram sua astrologia pouco ou nada divulgada aqui no ocidente. Como a astrologia dos caldeus, a dos ciganos tem também doze signos. Cada um deles tem sua características, planetas regentes, influência e lendas.
Não nasceu no entanto de cláudio ptolomeu, que criou enquanto trabalhava na famosa biblioteca de Alexandria.
Foi criada por KAKUS, ( Feiticeiros) ciganos em suas caminhadas pelas estradas banhadas de luar e pelas lendas vindas da Índia e também das passagens deste povo pela Babilônia e pelo Egito. Cores, metais, pedras, plantas, perfumes e animais foram ligados a cada signo, e claro, os quatro Elementos, terra, água, fogo e ar que para os ciganos mostram as características de cada pessoa.
Os ciganos, como todos os povos místicos, levam a sério a astrologia. Procuram conhecer as leis dos céus e suas regras. Os ciganos, os caldeus, os magos e pensadores antigos buscavam encontrar respostas para usar em seu próprio beneficio. Os ciganos usam até hoje estes conhecimentos da Astrologia em suas negociações, nos oráculos e claro, nos seus Rituais.
Os ciganos não vivem e não fazem nada sem olhar para o céu e ver como está a Lua. Cada fase é indicada para resolução de um problema, de uma doença, enfim, para tudo os Ciganos usam os conhecimentos de Astrologia e dos quatro elementos.
Os ciganos chamam a constelação do hemisfério norte de caçarola até hoje. Na idade média e para os ciganos Kalderach, ela se chama a carruagem. Os antigos gregosa chamaram de Ursa Maior. Assim, os nomes para as constelações e os signos zodiacais podem mudar de povo para povo.
Desde os tempos antigos que cada um dos 12 signos está ligado a uma parte do corpo. O primeiro signo, Áries/Punhal, está associado à cabeça e o último signo, Peixes/Capela, está ligado aos pés. Os outros signos nos ligam a outras partes do corpo. Nos tempos primitivos, a astrologia estava ligada à medicina, principalmente aos humores.
A astrologia para os ciganos mostra de forma simples o seu temperamento, e o seu caráter. Este temperamento determina o tipo de doenças que o homem irá desenvolver ao longo de sua vida, as chamadas pré-disposições.
A astrologia cigana hoje é estudada como um caminho de auto conhecimento, para entender os bloqueios que nós geramos, as pré-disposições que trazemos. Com estas informações compreendemos a nós e o próximo, gerando relacionamentos harmoniosos nas nossas vidas.
Texto extraído do Jornal da Umbanda Sagrada – Data: Julho de 2012
Comentários
Postar um comentário